segunda-feira, 28 de novembro de 2011

vale dos dinossauros


VALE DOS DINOSSAUROS - SOUSA/PB -
UM MARCO DO PASSADO NO BRASIL

"0 estudo dos dinossauros - a origem e diversidade de espécies, o seu habitat, o modo de vida e as causas de sua extinção sempre atraiu a atenção de muitas pessoas em todo o mundo, entre elas, os colecionadores de selos.
Os vestígios desses animais foram encontrados no "Vale dos Dinossauros ", município de Sousa, Estado da Paraíba.
Os dinossauros - do grego: DEINOS (= terrível) e SAURIOS (= lagarto), pertenceram à classe dos répteis e se multiplicaram em inúmeras espécies de todos os tamanhos, nitidamente adaptadas aos seus diversos ambientes naturais.
Apesar de terem sido animais especificamente terrestres, os dinossauros não desprezavam os cursos d’água doce ou marinha rasas, onde as espéçiès herbívoras pastavam e as carnívoras nadavam, caçando ou pescando. Alguns dinossauros atacavam com garras e grandes dentes serrilhados; outros se defendiam com garras ou chifres, ou com cristas de placas ósseas. Os dinossauros podiam viver até mil anos ou mais. Chegaram a sua extinção, deixando como vestígios inúmeras ossadas, rastros e ovos fósseis.
O Vale dos Dinossauros/PB é internacionalmente conhecido do ponto de vista das pegadas, fósseis de dinossauros é um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo.
As primeiras pegada de dinossauros no Brasil foram encontradas, em 1897, na localidade de Passagem
das Pedras (Sousa - PB), pelo agricultor Anísio Fausto da Silva, que com espanto denominou-as de "rastro do boi e rastro da ema".
Em 1920, o geólogo Luciano Jaques de Moraes, em missão da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), soube da existência dos "rastros do boi e da ema". Comprovou "in loco" que se tratavam de rastros de dinossauros e divulgou por meio de sua obra "Serras e Montanhas do Nordeste", edição de 1924, a existência e as características de duas pistas de dinossauros, diferentes entre si, encontradas no leito rochoso do Rio do Peixe. Apesar dasua importância, o material, no entanto, ficou por longo tempo esquecido, ora submerso pelas inundações desse rio, temporário, ora coberto por grandes camadas de areia e cascalho.
Em 1975, a Icnologia (estudo daspegadas fósseis) voltou à tona no Brasil, e empreendeu-se uma exploração sistemática de todas as bacias fósseis sedimentares do País com o amparo do CNPq. Coube então a Giuseppe Leonardi - padre, geólogo, paleontólogo e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) - natural de Veneza (Itália), buscar as pistas dinossáuricas divulgadaspor Lucino J. de Moraes. Constatou-as, partindo para novas e sucessivas pesquisas com escavações, inclusive, com os seus colaboradores, acabou por descobrir cerca de vinte localidades com pegadas de dinossauros, sendo que treze destas do Mnicípio de Sousa e sete no município de São João de Rio do Peixe (ex - Antenor Navarro), e mais em outras áreas dos municípios do Oeste-Paraibano, numa extensão aproximada de 700 Km2, região que veio receber o nome sugestivo de Vale dos Dinossauros.
Das treze localidades descobertas, no município de Sousa, algumas são muito ricas em detalhes, apresentando não somente interesse científico, mas sustentando espanto e a admiração do público em geral. A localidade mais bonita e clássica na opinão de Giuseppe Leonardi, permanece sendo a primeira descoberta por Anísio Fausto da Silva em Passagem das Pedras. Ali a pista principal é a de um iguadonte - dinossauro semibípede e herbívoro, pesando entre três e quatro toneladas - profundamente gravada na rocha, numa linha reta de mais ou menos cinqüeta metros. As pegadas medem 40 cm de largura e observam-se também as gretas de contração da lama petrificada. Nesta localidade está sendo implantado um arrojado projeto de infra-estrutura de preservação ambiental e turística financiado com recursos do MMA-PED/BANCO MUNDIAL.
Em 20 de novembro de 1996 um grupo de sousenses decidiu fundar uma ONG, a MOVISSAUROS - Associação Comunitária "Movimento de Preservação do Vale dos Dinossauros", quando a partir de então foram realizadas várias buscas de novas pistas dinossauricas nos municípios de Sousa e São João de Rio do Peixe, ambos na Paraíba. Até agora foram descobertas mais de 150 novas pegadas de dinossauros - herbívoros e carnívoros.
De todos esses achados o mais surpreendente foi uma trilha com 14 pegadas que não chega a medir um metro em linha reta. Cada pegada mede apenas 2 cm de diâmetro - são as únicas deste tamanho até agora encontradas no Vale dos Dinossauros e ainda sem identiftcação científicas. Isto prova que o Vale dos Dinossauros foi habitado há 130 miIhões de anos por animais gigantes como saurópodos e por minúsculos, como as pegadas encontradas no Serrote Benção de Deus (Sousa -PB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário