terça-feira, 22 de novembro de 2011

velociraptor mongoliensis


Velociraptor mongoliensis
    O Velociraptor mongoliensis cujo nome significa " ladrão veloz " vivia em grandes bandos, de 5 a 20 animais, era feroz e agressivo , alcançando altas velocidades, era uma das menores espécies de raptores. Esse predador percorria as florestas do período Cretáceo caçando mamíferos ou pequenos dinossauros herbívoros, matando-os e devorando-os. As vítimas ficavam aterrorizadas e tinham pouca chance de escapar. A longa e afiada garra existente em cada pata traseira chegava a 11cm e era voltada pra dentro e usada para ferir e dilacerar sua presa.
    Vivendo principalmente na Mongólia, o Velociraptor pertencia a uma família de perigosos e astutos caçadores. Esse animal tinha a aparência de um lagarto, tanto na pele quanto no formato, mas movia-se com a velocidade e a inteligência de um leopardo. Tinha uma cabeça de 16cm e focinho alongado.
    O Velociraptor possuía clavícula, o que era incomum nos outros dinossauro. Desse modo, os braços ganhavam forças para agarrar a vítima com mais firmeza. Esse animal era esperto o suficiente para saber que andando em bando, conseguiria com mais facilidade abater presas maiores. Antes da descoberta do Velociraptor na Mongólia, em 1924, cientistas achavam que os dinossauros eram seres lerdos e estúpidos. Mas o Velociraptor, além ágil era também muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Velociraptor
Nome Científico: Velociraptor mongoliensis
Época: Fim do Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 80 quilos
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

estauricossauro


O Estauricossauro ("Lagarto Cruzeiro do Sul") media aproximadamente 2 metros de comprimento e pesava em torno de 30 quilos.
 
Com poucas parte do esqueletos que foram encontradas, ele tinha a cabeça grande, dentes pontudos e sua cauda além de comprida era fina. 
Viveu durante o período Triássico na América do Sul e seus poucos fósseis foram descobertos no Brasil, Rio Grande do Sul e foi uma das primeiras espécies de dinossauros. 
Dados do Dinossauro: 

Nome: Estauricossauro  
Nome Científico: Staurikosaurus pricei 

Época: Triássico 

Local onde viveu: Brasil 

Peso: Cerca de 30 kg 

Tamanho: 1,8 metros de comprimento 

Alimentação: Carnívora

barossauro


O Barossauro (" Lagarto pesado ") era um dinossauro bem comprido, mas não era muito pesado, na maior parte do seu tempo ele comia folhas das árvores e arbustos da região. 

Eles viviam em grandes grupos que preotegiam seus filhotes colocando-os no centro. 
Dados do Dinossauro: 

Nome: Barossauro 

Nome Científico: Barosaurus lentus 

Época: Jurássico 

Local onde Viveu: América do Norte 

Peso: Cerca de 10 toneladas 

Tamanho: 27 metros de comprimento 

Alimentação: Herbívora

velociraptor


O velociráptor (“ladrão veloz”) media aproximadamente 2 metros de comprimento e pesava cerca de 80 quilos. Era uma das menores espécies de dinossauro e tinha a aparência de um lagarto.
 
Ele era muito habilidoso, tinha seus braços longos e suas pernas eram compridas, eles atacavam sempre em grupos, usando seu maxilar e sua garra afiada que rasgara suas presas. Alimentavam-se de mamíferos ou pequenos dinossauros herbívoros. 
Sua clavícula, diferentemente de outros dinossauros, dava maior força aos seus braços para capturar suas presas. Além disso, o velociráptor contava com uma ótima visão e um cérebro bastante desenvolvido. 
Dados do Dinossauro: 
Nome: Velociraptor  
Nome Científico: Velociraptor mongoliensis
 
Época: Fim do Cretáceo 

Local onde viveu: Ásia 

Peso: Cerca de 80 quilos 

Tamanho: 2 metros de comprimento 
Alimentação: Carnívora

dinossauro pavao


Um dinossauro mais conhecido como “ladrão de ovo” também pode ter sido uma diva exibicionista com uma cauda de penas chamativa.
Os dinossauros oviráptors viveram no período Cretáceo, cerca de 75 milhões de anos atrás. Eles ganharam esse nome, latim para “ladrão de ovo”, porque o primeiro espécime foi encontrado perto de uma ninhada de ovos, como se o animal estivesse os roubando.
Mais tarde, descobertas revelaram que os ovos eram provavelmente ovos de oviráptor mesmo, embora a dieta do dinossauro, e se incluía ovos, é praticamente desconhecida.
Agora, uma nova pesquisa revelou que esses dinossauros eram peritos em agitar as penas de sua cauda.
Segundo o pesquisador Scott Persons, esses dinossauros têm caudas excepcionalmente compactas e flexíveis, que, combinadas com um leque de penas anexado ao final da cauda, teriam permitido que o oviráptor fizesse um show similar ao de um pavão moderno.
Persons começou a estudar as caudas de várias espécies de oviráptor como parte de um estudo mais amplo sobre as caudas de todos os terópodes, um grupo de dinossauros estreitamente relacionado com as modernas aves.
Oviráptors são interessantes porque eles têm caudas muito estranhas, com um arranjo diferente de ossos. “A cauda de um oviráptor, em comparação com a cauda da maioria dos outros dinossauros, é muito curta”, disse ele. “Mas não é curta porque está faltando um monte de vértebras, é curta porque dentro vértebra da cauda si, há uma espécie de conjunto achatado, denso”.
Esse arranjo de ossos denso tornou as suas caudas especialmente flexíveis, da mesma forma que a coluna de uma pessoa, com as suas junções ósseas, pode mover-se mais sinuosamente que um braço, que tem apenas um par de articulações.
Além disso, a comparação com as caudas de répteis modernos sugere que os oviráptors tinham caudas particularmente musculares. Impressões fósseis revelam que eles também vinham equipados com um leque de penas no final de suas caudas, anexado a um pedaço de vértebras fundidas não muito diferentes daquelas encontradas na cauda dos pássaros modernos.
“Se você combinar isso com ter uma cauda muscular muito flexível, o que você tem é uma cauda que poderia, pelo menos potencialmente, ter sido usada para ‘alarde’”, disse Persons.
E, assim como os pássaros modernos, os oviráptors pode muito bem ter sido fãs de exibições de suas caudas para impressionar potenciais companheiros. “Se você pensar em pavões, eles frequentemente usam suas caudas para flerte”, fala Persons

fosseis de 15 dinossauros bebe encontrados juntos em ninho


Cientistas encontraram um ninho de 15 dinossauros jovens na Mongólia. Os dinossauros parecem primos de tricerátopos, e a descoberta sugere que estes animais herbívoros podem ter sido muito cuidadosos com seus filhotes.
O dinossauro foi nomeado Protoceratops andrewsi, um herbívoro do tamanho de uma ovelha que viveu cerca de 70 milhões de anos atrás. Dentro do ninho, estavam “crianças” de 10 a 15 centímetros de comprimento com provavelmente não mais do que um ano de idade.
“As evidências indicam que o ninho pode ter sido invadido por dunas migratórias durante uma tempestade de areia”, disse o pesquisador David Fastovsky, um paleontólogo de vertebrados.
A localidade quente no coração do deserto de Gobi onde o ninho foi descoberto, Tugrikin Shire, já havia se provado rica em fósseis no passado, incluindo os “dinossauros do combate”, um velociráptor e um protocerátopo sepultados aparentemente em um combate mortal.
O local era tão árido no passado, quando os dinossauros estavam vivos, quanto agora. Os arenitos enterrados sugerem que a região era um campo de dunas igual a algumas partes do Saara moderno. As dunas podem ter chegado a altura de 24 metros no passado.
Este é o primeiro ninho de protocerátopos descobertos até à data. Embora os cientistas tivessem descoberto o que eles pensavam ser ninhos de protocerátopos nos anos 1920, os ovos se revelaram na verdade de oviráptor, uma criatura previamente suspeita de ter se escondido em torno destes ovos para comê-los.
O fato desses dinossauros jovens terem sido encontrados todos juntos sugere que os pais protocerátopos cuidavam de seus filhotes em ninhos durante pelo menos os estágios iniciais da infância.
Além disso, o protocerátopo era um membro relativamente primitivo do seu grupo de dinossauros, os ceratopsídeos, por isso, o cuidado dos pais poderia ser um traço encontrado dentro desse grupo e de outros, como os tricerátopos.
“É bastante surpreendente que existam 15 protocerátopos jovens aqui – são muitos filhotes para cuidar”, disse Fastovsky. “Mas eles estavam vivendo em um ambiente hostil, então talvez as taxas de mortalidade fossem muito altas”.
Os cientistas agora querem reconstruir o ecossistema onde os animais moravam, para entender melhor o contexto em que viviam e por que adotaram tal estratégia familiar.
“Nós não sabemos do que eles alimentavam, não sabemos quais plantas haviam no ambiente”, disse Fastovsky. “Mas com certeza era um lugar mais produtivo do que o que poderíamos esperar de um campo de dunas, dados os muitos fósseis que encontramos lá”.

ovos de duinossauros roubados sao recuperados


Roubados há seis anos na Romênia, três ovos de dinossauro anão foram encontrados na Itália e serão levados de volta ao país do Leste Europeu, informou nesta quinta-feira a imprensa romena. "Os ovos foram roubados por dois romenos que agora estão sendo investigados em liberdade", explicou ao jornal Adevarul a promotora Adina Velescu.
Os ovos foram roubados no parque de dinossauros de Tustea, na província de Hunedoara, e vendidos a um italiano, que os guardou em sua casa, em Veneza. As autoridades judiciais italianas atuaram em conjunto com as romenas, que encontraram a pista dos ovos depois que dois arqueólogos romenos descobriram na internet um anúncio de sua venda.
Os três ovos, que têm 67 milhões de anos e pertencem à espécie dos dinossauros anões, são estimados em 500 mil euros. O tesouro roubado chegará nesta sexta-feira à província de Hunedoara e será exposto em um museu de Bucareste, segundo a imprensa local.

galeria dos dinossauros


Mundo Jurássico no Jornal da GloboE-mail
O Mundo Jurássico também foi assunto no Jornal da Globo durante sua temporada em São Paulo.

 
Mundo Jurássico UberlândiaE-mail
A exposição Mundo Jurássico emociona em Uberlândia.

 
Mundo Jurássico RJ - Jornal do SBTE-mail
A exposição faz grande sucesso em sua temporada no Rio de Janeiro, e foi destaque no Jornal do SBT:

 
VT Mundo Jurássico ManausE-mail
O Mundo Jurássico está fazendo grande sucesso em Manaus!!!

 
Mundo Jurássico Belém PATVE-mail
O Mundo Jurássico já está em cartaz em Belém. No seu primeiro dia quase 2.000 pessoas visitaram a exposição.
A Rede Globo do Pará, TV LIBERAL, estava lá e mostrou tudinho:
Fonte: Site TV LIBERAL - http://www.tvliberal.com.br/
 
Mundo Jurássico na TV União - FortalezaE-mail
Excelente a reportagem da TV UNIÃO - Mostrou o Mundo Jurássico do início ao fim!

 
MJ no Jornal da TVC (Fortaleza)E-mail
O Mundo Jurássico foi destaque no Jornal da TVC.
 
Mundo Jurássico na TV JangadeiroE-mail
A TV Jangadeiro fez uma reportagem mostrando a exposição Mundo Jurássico, montada em Fortaleza no Shopping Iguatemi.
Fonte: Site Jangadeiro Online - http://jangadeiroonline.com.br

 
VT Mundo Jurássico FortalezaE-mail
A campanha do Mundo Jurássico em Fortaleza está fazendo o maior sucesso:

 
Programa Conexão - RSE-mail
O Programa Conexão foi até Porto Alegre para descobrir os mistérios dos dinossauros através da exposição Mundo Jurássico.. Confira a reportagem de Henrique Giovanini.

A reportagem foi muito bem feita e ainda possui opiniões de pais e professores sobre a "experiência jurássica".
 
Mundo Jurássico 2010E-mail
A exposição de robôs-dinossauros Mundo Jurássico está de volta em 2010 com novidades.
Em cartaz desde 2008, agora a exposição será composta de novos dinossauros, com destaque para o BRAQUIOSSAURO de 8 metros de altura por 13 metros de comprimento!!!

 
Jornal do Almoço - RBS 11Jul09E-mail
Jornal do Almoço, da TV RBS mostrou a exposição Mundo Jurássico de Porto Alegre:




E ainda fez uma reportagem interessantíssima sobre os dinossauros descobertos pelos paleontólogos de Santa Maria-RS:
 
Mundo Jurássico na RBS 26jun09E-mail
O Mundo Jurássico foi destaque no Jornal do Almoço da TV RBS:


 
Porto Alegre é a terra dos dinossaurosE-mail
O Portal do Jornal Zero Hora (http://www.zerohora.com/) deu destaque à exposição em Porto Alegre:
 
Chega ao fim a temporada MJ São PauloE-mail
Após 65 dias, a temporada do Mundo Jurássico em São Paulo chegou ao fim no dia 15 de março, e vai deixar saudades.

Mais de 80 mil pessoas visitaram a exposição na capital paulista, que funcionou diaramente de terça a domingo no Shopping SP Market, no bairro de Interlagos.

Em breve a exposição estará em outra grande  cidade brasileira.

Clique na imagem abaixo para ver o álbum com algumas fotos da exposição em São Paulo:
Clique na imagem para abrir a galeria

Gostaríamos de mandar um abraço e um agradecimento especial a todos os paulistas que trabalharam no MJ, como guias, bilheteiros, porteiros, seguranças, vendedores, etc. Sem vocês nosso trabalho não seria possível!
 
VT Mundo JurássicoE-mail
Devido ao grande sucesso, a temporada do Mundo Jurássico em São Paulo foi prorrogada até 15 de março!!!!

 
Uol Crianças 24jan09E-mail
Foto de Fernando Cavalcanti UOL
Foto de Fernando Cavalcanti UOL

Veja a cobertura do Portal Uol ao evento Mundo Jurássico no link: http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2367u360.jhtm
 
A Gazeta dia 10jan09E-mail
O Mundo Jurássico também foi destaque no Jornal da Gazeta.
Veja o vídeo no link: http://www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta/video_destaques/10_jan_09_02.php
 
Jornal da Globo 09jan09E-mail
O Mundo Jurássico também foi assunto no Jornal da Globo dia 09 de janeiro de 2009:
 
Mundo Jurássico no SPTV 10jan09E-mail
Vejam a super reportagem que a Globo São Paulo fez na inauguração do Mundo Jurássico na cidade.