terça-feira, 22 de novembro de 2011

oviraptor


oviráptor (Oviraptor philoceratops, do latim "ladrão de ovos") foi um dinossauro carnívoro ebípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 2 metros de comprimento, 1metro de altura e pesava em torno 
Oviráptor
Unfeathered Citipati.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Superordem:Dinosauria
Ordem:Saurischia
Subordem:Theropoda
Infraordem:Tetanurae
Micro-ordem:Oviraptorosauria
Família:Oviraptoridae
Género:Oviraptor
de 35 quilogramas. Foi descoberto no Sul da Mongólia, na mesma região em que viveu o protocerátopo. Uma região peculiar pois nela havia maisdinossauros carnívoros do que herbívoros, o que é muito incomum, pois na mesma não havia desequilíbrio alimentar.
Ao contrário da maioria dos carnívoros de seu tempo o oviráptor não se alimentava de carniça ou caçava animais, ao invés disso comia ovos de dinossauro e menos provavelmente moluscos. O primeiro indício de que o oviráptor se alimentava de ovos vem do seu maxilar, um bico super-desenvolvido com espigões ósseos adaptados perfeitamente para quebrar ovos. O segundo indício veio da descoberta de um ninho de dinossauro próximo a um esqueleto de oviráptor.
Apesar de haver indícios em pesquisas recentes que o ninho de dinossauro que foi encontrado ao lado dele fosse dele mesmo e não de outro dinossauro.
O tamanho do oviráptorcomparado com o do humano
O oviráptor possuía braços fortes, garras curvas e uma longacauda. Mas a característica mais impressionante é a crista que ele possuía na cabeça, provavelmente usada para abrir caminho na vegetação mais densa ou em disputas entre os machos.
Cabeça do oviráptor, mostrando sua crista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário