terça-feira, 22 de novembro de 2011

espinossauro



Como ler uma caixa taxonómicaEspinossauro
Spinosaurus se alimentando de um peixe na beira de um rio.
Spinosaurus se alimentando de um peixe na beira de um rio.
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Superordem:Dinosauria
Ordem:Saurischia
Subordem:Theropoda
Infraordem:Tetanurae
Micro-ordem:Carnosauria
Família:Spinosauridae
Género:Spinosaurus
Espécie:S. aegyptiacus

espinossauro (Spinosaurus aegyptiacus → Lagarto Espinho) foi uma espécie de dinossaurocarnívoro e bípede. Viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje o nortede África. Foram descobertos dentes e vértebras de espinossaurídeos no norte do Brasil também. Vestigios de espinossauros também foram encontrados no estado de Maranhão, na ilha do Cajual.
O espinossauro foi o maior terópode que já existiu, com adultos medindo em torno de 6 metros de altura por 18 metros de comprimento e pesando até 6 toneladas. Possuíam grandes prolongações espinhais nas vértebras de suas costas, as maiores podendo chegar a 2 metros. Esses prolongamentos além de recobertos por pele, talvez tivessem alguma musculatura ou quantidade de gordura. Os cientistas cogitam como possíveis funções (independentes, mas não mutuamente exclusivas) dessa vela dorsal, a termorregulação (armazenando o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis), exibição (sexual ou para intimidação de rivais) ou ainda uma armação esquelética de uma corcova de gordura similar a de alguns outros animais como touros atuais, que servem para armazenar energia.

Índice

  [esconder

[editar]Gigante Perdido

Esqueleto reconstruído de um subadulto, com elementos fósseis autênticos.
Até hoje, nunca foi encontrado um material fóssil muito completo sobre o espinossauro. O espinossauro foi descoberto pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer em1912, no Egito. Stromer divulgou um estudo sobre alguns ossos de espinossauro e sustentou a tese de que o animal podia ter sido maior do que o Tiranossauro rex. No entanto, estes fósseis foram destruídos em 1944 numbombardeio contra um museu de Munique, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, os cientistas só descobriram ossos isolados de esqueletos de espinossauro.
Recentemente foi encontrado um fragmento do crânio de espinossauro medindo um metro decomprimento. Comparado com crânios já conhecidos, estima-se que tivesse no total cerca de 2 metros. Baseado nessas dimensões e em outros esqueletos da mesma espécie, os cientistas calculam que essa criatura teria 18 metros de comprimento e pesava seis toneladas, sem duvida o maior predador que já andou pela terra e deixou vestígios. Desta maneira, este dinossauro supera o Tiranossauro rex, cujo maior fóssil já encontrado até agora, batizado como "Sue", mede 13 metros de comprimento e possivelmente pesou 7,2 toneladas.

[editar]Tamanho

A comparação do tamanho dos gigantes terópodes selecionados com o S. aegyptiacus.
██ Spinosaurus aegyptiacus
Desde sua descoberta, o espinossauro foi considerado como um dos mais longos e possivelmente o maior dos terópodes, embora este fato não fosse de conhecimento popular até sua aparição no filme Jurassic Park III. Ambos Friedrich von Huene[1] eDonald F. Glut,[2] em diferentes décadas, haviam listado o espinossauro como um dos mais pesados terópodes pesando 6 toneladas. Em 1988Gregory S. Paullistou-o também como o terópode mais longo com tamanho estimado de 15 metrosde comprimento.[3] Estimativas mais recentes, baseadas em novos espécimes, listam Spinosauros com 18,3 metros de comprimento e pesando 9 toneladas.[4]
François Therrien e Donald Henderson, em um artigo de 2007, usando uma estimativa de tamanho baseada no comprimento do crânio, desafiaram estimativas anteriores, considerando o comprimento pequeno demais e o peso muito grande. Suas estimativas foram de 12,6 a 14,3 metros de comprimento e uma massa de 12 a 20,9 toneladas.[5] Esse estudo tem sido criticado pela escolha dos terópodes usados para a comparação (a maioria dos esqueletos de terópodes usados para definir as equações iniciais eram de tiranossaurídeos e carnossauros, que têm uma constituição diferente dos espinossaurídeos) e por questões relacionadas a reconstrução de sua vela dorsal. Esse estudo pode não ter fundamento, pois os espinossauros eram relativamente delicados.[6] A resolução depende de vestígios mais completos.

[editar]Alimentação

Outra restauração ilustrada de S. aegyptiacus
Há indícios de que os espinossauros se alimentavam de peixes, e não só de dinossauroscomo se pode presumir. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Em 2004 a revista Nature anunciou a descoberta de um dente de espinossauro embebido numa vértebra de pterossauro, o que sugere a existência de uma relação predador-presa.
É incerto se o espinossauro era primeiramente um predador terrestre ou um pescador, como indicado por suas maxilares alongadas, dentes cônicos e narinas levantadas. A evidência mais direta para sua dieta vem de uma espécie relacionada, o Baryonyx, que foi encontrado com os ossos de peixes e de um jovem Iguanodon em seu estômago. Quando um dente de um espinossauro foi encontrado nos restos de um pterossauro, foi sujerido que o espinossauro seria um predador generalizado e oportunista. Assemelhando-se aos grandes ursos polares, sendo inclinado para a pesca, embora fosse indubitavelmente capaz de caçar os grandes dinossauros da época, embora nada realmente foi provado.
Estudos realizados pelo paleontólogo Thomas R. Holtz mostram o espinossauro como um super predador, extremamente bem adaptado ao seu ambiente de caça, munido de eficazes armas de caça, como seus poderosos antebraços, mais longos que os de qualquer outro predador da época, além de uma poderosa mordida, garantindo que a presa não se soltasse de sua mandíbula, arrancando pedaços com poderosas viradas de cabeça.
Outro fato intrigante é de estarem presentes na ponta do focinho do espinossauro orificios que provavelmente eram conectados ao cérebro do animal, assim como os crocodilos de hoje, o que garante ao espinossauro eficiencia na caça tendo em terra firme como em rios e lagos também.

[editar]Cultura Popular

Cabeça de S.aegyptiacus baseado na reconstrução de Dal Sasso (2005).
O espinossauro foi caracterizado como o antagonista principal no filme Jurassic Park III. Mostrado como maior e mais poderoso do que um tiranossauro. Em uma cena que descreve uma batalha entre os dois predadores ressuscitados, o espinossauro emerge vitorioso após ter quebrado o pescoço de um Tiranossauro. Na realidade, tal batalha nunca poderia ter ocorrido, pois o espinossauro e tiranossauro viveram em continentes diferentes, separados pelo oceano Atlântico (o Tyrannosaurus viveu na América do Norte e, talvez, na Ásia; enquanto o Spinosaurus viveu no norte da África). Mas esse gigante já tinha que competir comida com outro predador, o carcharodontossauro. No entanto convém ressaltar que os animais que habitavam a ilha no filme eram frutos de clonagem, e na obra de ficção não há nenhum laço de contemponeraneidade entre os dinossauros.
Após aparecer em Jurassic Park III, o espinossauro foi caracterizado em uma grande variedade de mercadorias relacionadas ao filme. Também foi caracterizado no documentário de televisão Os Dinossauros perdidos do Egito, no qual era visto caminhando através dos pântanos do Egito no Cretáceo. Ele também foi mostrado no documentário Criaturas TitanicasMonsters Resurrected como o maior, mais térrivel e estranho dinossauro terópode. Ele aparece no filme Ice Age 3: Dawn of the Dinosaursonde tenta matar uma doninha chamada Buck e seus amigos para recuperar seu dente que a doninha Buck usa como faca.

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário