terça-feira, 22 de novembro de 2011

pterossauros


Os Pterossauros foram os primeiros vertebrados a adotar o vôo como forma de vida há aproximadamente 230 milhões de anos atrás, viveram na época dos dinossauros, conviveram com as aves primitivas, se tornaram muito abundantes, com uma variedade enorme de espécies e se extinguiram no fim do período Cretáceo.
Estes répteis voadores cortavam o céu com as suas asas de pele reforçadas com actinofibrilas para dar sustentação, presas ao quarto dedo das mãos , extremamente alongado, e fixas ao corpo à altura da coxa.
A grande maioria dos pterossauros fósseis encontrados provém de ambientes que tinham sido aquáticos e, pelas características de suas mandíbulas, acredita-se que estes animais se alimentavam de peixes, moluscos e insetos, salvo algumas exceções que parecem ter preferência por carniça de dinossauros.
Os Pterossauros compreendem o grupo dos ranforrincos e o dos pterodáctilos.
Os primeiros são os Pterossauros de cauda comprida e os seugundos (que apareceram mais tarde, no final do Jurássico) os pterossauros de cauda curta, que pouco antes de se extinguirem tinham desenvolvido as formas vivas voadoras mais gigantescas que já existiram.
Pterossauros
Pterossauros
Pterossauros
Pterossauros
Pterossauros
Pterossauros
Fonte: www.avph.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário