terça-feira, 22 de novembro de 2011

esgossauro



Como ler uma caixa taxonómicaEstegossauro
N2m stegosaurus.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Superordem:Dinosauria
Ordem:Ornithischia
Subordem:Thyreophora
Infraordem:Stegosauria
Família:Stegosauridae
Género:Stegosaurus

estegossauro (Stegosaurus armatus, do latim "lagarto telhado") foi uma espécie de dinossauroherbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico principalmente na América do Norte. Também foi encontrado um exemplar fossilizado em Portugal em 2006. Media em torno de 9metros de comprimento, 4 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas.
Os estegossauros possuíam enormes espigões ósseos nas costas, estes eram usados tanto para a defesa quanto para estabilizar a temperatura do corpo do dinossauro. Havia também espigões nas caudas usados apenas para a defesa. Uma característica curiosa é que há fortes indícios de que o estegossauro possuía dois centros nervosos em seu corpo, ou seja, doiscérebros, um na cabeça e outro na região lombar.
O primeiro fóssil de estegossauro foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.
Os estegossauros são bastante populares e apareceram em alguns filmes como Jurassic Park 2: O Mundo Perdido e King Kong.
Modelo de um Estegossauro.

[editar]Outras espécies do gênero

  • Stegosaurus laticeps
  • Mais seis espécies que se acredita pertencerem ao género

Nenhum comentário:

Postar um comentário