terça-feira, 22 de novembro de 2011

tigre dentes de sabre



Como ler uma caixa taxonómicaMachairodontinae
Smilodon Populator1.JPG
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Carnivora
Família:Felidae
Subfamília:Machairodontinae
Gêneros
Ver texto.

Wikispecies
Wikispecies tem informações sobre: Machairodontinae
Machairodontinae é uma sub-família de felinos que inclui os gatos com longos dentes caninosdo gênero Smilodon, chamados tigres-dente-de sabre ou verdadeiros dente-de sabre, por oposição aos nimravídeos, os falsos dentes-de-sabre. Estritamente, o uso da palavra tigre para descrever estes animais é incorrecto, uma vez que não são antecessores directos do tigre, nem são classificados na sub-família Pantherinae. O grupo surgiu no Oligoceno e extinguiu-se há cerca de 10 000 anos. Os tigres dente-de-sabre viviam na América do SulAmérica do Norte,EuropaÁsia e África.
Os macairodontídeos caracterizam-se pela presença de longos dentes caninos na mandíbula superior, em forma de sabre ou de cimitarra, achatados por oposição aos caninos cónicos dos felinos modernos. Para acomodar estes dentes caninos, os macairodontídeos tinham relativamente menos dentes pré-molares e alguns géneros apresentavam uma falange óssea no maxilar inferior, onde encaixava o comprimento dos caninos superiores, que ficavam assim protegidos de serem danificados. Esta característica está também presente no grupo dos falsos dentes-de-sabre (família Nimravidae) e é muito notória nos dentes-de-sabre marsupiais (famíliaThylacosmilidae). Os macairodontídeos conseguiam abrir a boca em ângulos que chegavam aos 90º.
Há evidências de que algumas espécies tinham dimensões superiores aos maiores felinos actuais e de que estes animais caçavam em bandos. A função dos enormes dentes caninos ainda está por explicar. É pouco provável que tenham servido para apunhalar as presas, uma vez que este movimento poria em risco a integridade dos dentes. Provavelmente, os macairodontídeos usavam os dentes-de-sabre para perfurar as artérias e esófago das suas vítimas.No entanto,recentemente especialistas da Universidade da Califórnia demonstraram que os dentes de sabre eram usados para perfurar as artérias do pescoço das suas vítimas e que não era necessário aplicar muita força. Os Smilodon pesavam cerca de 340 kilos e a sua locomoção era idêntica à dos ursos. O facto de não ter cauda retirava-lhe o equilíbrio que por oposição todos os felinos com cauda possuem e que os ajuda em mudanças bruscas de direcção quando perseguem as suas vítimas. Conclusão,os Smilodon não eram corredores nem caçavam como os outros felinos. Devido ao seu peso e imensa massa muscular e força incomparável derrubavam as suas vítimas(que eram geralmente mamutes ou bisontes) à força e depois imobilizavam-nas com as poderosas garras cravando-lhes em seguida as poderosas presas no pescoço (único sítio onde elas eram capazes de penetrar) matando-as muitas vezes instantaneamente. O Smilodon era um animal especializado para matar apenas animais de grande porte. Os seus dentes massivos não lhe permitiam sequer caçar um coelho. Extinguiram-se devido às mudanças climáticas que fizeram com que a caça grossa se deslocasse para o que hoje conhecemos como grandes planícies nos Estados Unidos. Sem grandes presas para caçar acabou por se extinguir.
O grupo encontra-se dividido em três tribos, de acordo com a forma dos dentes-de-sabre e proporções corporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário