terça-feira, 22 de novembro de 2011

troodonte



Como ler uma caixa taxonómicaTroodonte
Ocorrência: Cretáceo Superior 75–65 Ma
O
S
D
C
P
T
J
K
N
Troodon formosus (feathers).JPG
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Superordem:Dinosauria
Ordem:Saurischia
Subordem:Terópoda
Infraordem:Tetanurae
Família:Troodontidae
Género:Troodon

troodonte (Troodon formosus, do latim "dente de roer") foi um dinossauro carnívoro e bípedeque viveu durante o período Cretáceo entre 73 e 65 milhões de anos atrás. Media em torno de 2metros de comprimento e pesava em torno de 27 quilogramas.
Ao que tudo indica, o troodonte era um dinossauro rápido, esperto e habilidoso. Seu cérebro era desproporcional ao tamanho de seu corpo demonstrando extrema inteligência, seus olhos ficavam na parte frontal da cabeça permitindo uma visão aguçada e boa percepção de distância.
Muitos cientistas acreditam que o troodonte foi o topo da evolução dos dinossauros, pois é considerado um dos mais sofisticados e inteligentes animais da era Mesozóica.
Stenonychosaurus inequalis, espécie nomeada oficialmente em 1932, e o Troodon formosuseram na verdade uma única espécie, com isso os achados de stenonychossauro foram reclassificados e renomeados como sendo membros da espécie Troodon formosus. Consequentemente a espécie Stenonychosaurus inequalis deixou de existir.
O tamanho do Troodonte inequaliscomparado com o do humano.

[editar]Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário