terça-feira, 22 de novembro de 2011

as garras dos dinossauros


As garras desempenhavam funções importantes em diversas espécies de dinossauros, tanto em herbívoros como em carnívoros.
Primeiramente trataremos dos herbívoros.
Alguns ornitópodes, como os iguanodontes, tinham modificações marcantes em seus membros anteriores. Suas garras nos dedos mais longos se transformaram em cascos, o que permitia a esses animais caminhassem inclusive nas quatro patas. Seus polegares tiveram os ossos fundidos, formando uma espécie de esporão, que, provavelmente, era usado como arma de defesa.
Iguanodonte
Iguanodonte
Os gigantescos saurópodes tinham garras curvas nas patas dianteiras, no lugar dos polegares. Acredita-se que quando ameaçados, uma das táticas para rechaçar os predadores era a de ficar em pé nas patas traseiras, liberando seus membros anteriores para golpeá-los com os esporões.
As garras mais impressionantes pertenciam aos enigmáticos terizinossauros. A maior garra de todos os dinossauros pertencia aoTherizinosaurus cheloniformis, com mais de 80 cm de comprimento.
Therizinosaurus Cheloniformis
Therizinosaurus Cheloniformis
Durante anos não se conhecia a verdadeira forma do Therizinosaurus.
Imaginava-se que este era um predador poderoso, que utilizava suas enormes garras como armas letais. Através de novos estudos e novas descobertas, percebeu-se que, na verdade, este estranho animal era na maior parte do tempo um vegetariano.
Therizinosaurus
Therizinosaurus
Nesse caso suas garras poderiam funcionar como poderosas armas de defesa contra predadores como tiranossauros e dromeossauros.
Alguns ainda propõem que os terizinossauros complementassem sua dieta alimentando-se de cupins e formigas. Para essa tarefa as garras seriam muito úteis para destruir os ninhos desses insetos.
Entre os carnívoros as garras em geral funcionavam como armas letais. Os espinossauros, como o Baryonyx , usavam suas garras para auxiliá-los a agarrar escorregadios peixes dos quais se alimentavam. É possível também que estas mesmas garras, de até 60 cm, servissem como armas para atacar outros dinossauros, como iguanodontes..
Baryonyx
Baryonyx
Grandes predadores como Allosaurus e Acrocanthosaurus podem ter usado as enormes garras das patas traseiras para impulsioná-los ao longo do solo, de maneira semelhante às chuteiras dos jogadores de futebol. Já as garras dos membros anteriores eram úteis para auxiliá-los a segurar suas presas enquanto estas tentavam fugir da morte certa.
Allosaurus
Allosaurus
Acrocanthosaurus
Acrocanthosaurus
As garras mais impressionantes entre os predadores eram a dos raptores. Diferentes de outros carnívoros, os raptores usavam como principal arma suas garras letais. As dos membros anteriores eram usadas para que estes animais pudessem se agarrar às laterais de suas vítimas, enquanto que as enormes "foices" presentes em seus pés eram usadas em chutes selvagens contra o abdome das mesmas. Depois de vários golpes certeiros a barriga da presa se abria e suas entranhas se espelhavam por todo o lado. Exausta e cheia de dor, a vítima não resistia.
Velociraptor
Velociraptor
Os oviraptorssauros, ornitomimossauros e troodontes dispunham de garras curvas e, em alguns casos, dedos opositores, muito úteis para agarrar ovos, pequenos lagartos e mamíferos, alimento principal desses pequenos caçadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário