História |
A escala do tempo geológico é um cronograma baseado em grandes eventos geológicos que marcaram a formação do nosso planeta e da vida contida nele, até chegarmos aos dias de hoje.
Considera-se que o planeta tenha cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos. Estima-se que a vida tenha iniciado depois de 600 milhões de anos, com o resfriamento da Terra. Era do Paleozóico, ou Era Primária:
Acredita-se que esta Era teve início há aproximadamente 542 milhões de anos, e durou 300 milhões de anos.
Nela surgiram diversas formas de vida, como grandes grupos de invertebrados. Os animais viviam predominantemente no ambiente marinho. Também surgiram grandes florestas, insetos, anfíbios e repteis. Era Mesozóico, ou Era Secundária:
Teve início há 251 milhões de anos, e durou 140 milhões de anos. É a Era conhecida pelo aparecimento, domínio e desaparecimento dos dinossauros, e é dividida em períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Também foi neste período que o grande continente do planeta, chamado de Pangéia se dividiu lentamente, formando aos poucos continentes menores.
Era Cenozóica, ou Era Terciária e Quaternária:
Este período começou há 65 milhões de anos e se estende até o dias de hoje, e nele surgiram os primeiros ancestrais do homem. Nesta Era a Terra tomou sua forma atual, após intensa atividade vulcânica que formaram grandes maciços montanhosos no mundo, a exemplo dos Andes, Alpes e o Himalaia. Também foi neste período que ocorreu a época da Glaciação, também conhecida como Idade do Gelo no hemisfério norte e sul (no último em proporções menores).
Os animais sofreram grande evolução, chegando a serem hoje os seres complexos e avançados que conhecemos. A Extinção dos Dinossauros:
A extinção dos dinossauros se deu na no final do período Cretáceo, e a teoria mais aceita para explicar este acontecimento é a queda de um meteorito de dimensões gigantescas no México, na Península de Yucatán no mar do Caribe. Este meteorito causou um impacto estrondoso, com a força comparável a um arsenal atômico. Uma violenta rajada aérea varreu o planeta em minutos, e uma onda de choque e gás quente se espalhou pela superfície da Terra. Uma grande nuvem de gás encobriu o planeta, se estendendo por toda a atmosfera. Esta mudança climática interferiu diretamente na fotossíntese dos seres fotossintetizantes, que morreram e com isso quebraram a cadeia alimentar. Aos poucos os répteis gigantes sucumbiram a este efeito devastador.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário