terça-feira, 22 de novembro de 2011

triceratopo


tricerátopo (Triceratops horridus, do latim "cabeça com três chifres") foi um tipo de dinossauroherbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.
Como ler uma caixa taxonómicaTricerátopo
Representação artística de um Tricerátopo
Representação artística de um Tricerátopo
Estado de conservação
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Superordem:Dinosauria
Ordem:Ornithischia
Subordem:Marginocephalia
Infraordem:Ceratopsia
Família:Ceratopsidae
Género:Triceratops
O tricerátopo possuía enormes chifres e, ao que se sabe, foi o maior de todos os dinossauroscom essa característica, media em torno de 9 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava em torno de 6 toneladas.
A descoberta do primeiro crânio de tricerátopo ocorreu em 1888 em Denver, no estado americano do Colorado. Já em 1889, um ano após a descoberta, Othniel Charles Marsh fez a nomeação oficial da espécie.
É um dos dinossauros mais conhecidos do público, tendo aparecido no filme Jurassic Park deSteven Spielberg. Nos Estados Unidos, é um dos símbolos oficiais do Wyoming.
Há indícios que, na verdade, o tricerátopo seja a versão jovem do torossauro, porém ainda não há provas irrefutáveis.[1]

Índice

  [esconder

[editar]Descrição

O tricerátopo é o maior animal de sua família, medindo entre 7 e 9 metros de comprimento epesando entre 6 e 12 toneladas. As características principais deste dinossauro são, sem sombra de dúvidas, a presença de dois enormes chifres (cada um com cerca de 1 metro de comprimento), um pequeno chifre acima do nariz e seu majestoso e resistente folho (a estrutura semelhante a um escudo, acima da nuca). A função destas estruturas é alvo de debates: uns dizem que são armas contra seus predadores (como o feroz Tyrannosaurus rex); outros dizem que eram usadas para atrair as fêmeas, na época de reprodução. O crânio também era colossal: tinha mais de 2 metros de comprimento, pondo este dinossauro na ala das maiores cabeças do reino animal. Os olhos se encontram nas laterais da cabeça, isso lhes garantia uma visão mais complexa do seu redor. Além do que já foi descrito, este animal era, ainda, provido de um bico (semelhante ao de um papagaio), possivelmente usado para rasgar osvegetais, os quais se alimentava.
Ao contrário do que certas mídias revelam, as pernas dos tricerátopo não ficavam ao lado do corpo, como num lagarto ou tartaruga. Como todos os dinossauros quadrúpedes, as pernas se projetavam como colunas do corpo para o chão, tal como um rinoceronte ou uma girafa, o que o auxilia numa fuga ou em um combate.

[editar]Classificação

A comparação do tamanho do Tricerátopo com o tamanho do humano.
O tricerátopo pertence a família dos ceratopsídeos, grandes herbívoros providos dechifres... Mas ele apresenta uma peculiaridade: possui características tanto do grupo dos centrossauros (a gorjeia relativamente pequena e sólida) quanto ao doschasmossauros (os chifres compridos). Após longos debates, o T. horridus foi incluído no grupo dos centrossauros (Centrosaurinae).

[editar]Filogenética

O tricerátopo é usado como referência para a Dinosauria.

[editar]Chifres: defesa ou ostentação?

esqueleto dum Triceratops.
Desde a sua descoberta, o tricerátopo foi descrito como uma criatura que usava seus chifres para defender-se dos rivais e/ou predadores. Esse fato foi somado com sua co-existência com o Tyrannosaurus rex. Desde então, são famosas as cenas que mostram esses dois pesos-pesados se enfrentando em duelos selvagens de vida oumorte. Mas será que ele realmente usava seus chifres como defesa? Segundo estudos, essas estruturas poderiam ter várias funções. Algumas antigas, como a que diz que eram pontos para reforço dos músculos das mandíbulas (teoria descartada), até as mais recentes, como a que diz que os chifres eram usados para atrair fêmeas de sua espécie. Robert Bakker (e uma pesada parte de estudiosos) sugeriu que eram sim usadas para combate com predadores. Como prova, pode-se citar o achado de uma pélvis de tricerátopo contendo marcas de dentes, atribuídas a um Tyrannosaurus. Aparentemente, essas marcas foram feitas quando o animal estava vivo (provando uma relação de predador-presa).
Outros afirmam que esses chifres eram frágeis demais para serem jogados contra uma massa de "carne" de 7 toneladas. Eles atribuem o uso destas estruturas ao acasalamento. Segundo eles, esses cornos eram ameaçadores o suficiente para desencorajar o ataque de predadores.
Quanto ao folho, cogita-se a hipótese de que eram usados para auxiliar na regulagem térmica desses animais, como as placas ósseas dosStegosaurus.
Foi sugerido, ainda, que os chifres poderiam indicar um disformismo sexual da espécie.
Atualmente, achados mostram crânios deste animal danificados, e os agressores não são tiranossauros ou qualquer outro terópode, mas sim outro tricerátopo. A cena já era descrita antes da descoberta: uma feroz disputa entre dois machos. Essa é a prova de que, pelo menos dentro da sociedade, os chifres eram usados como ferramenta de combate.

[editar]Cultura popular

O tricerátopo é um dos mais famosos dinossauros, tanto que é considerado, pelos fãs de filmes de dinossauros, o eterno adversário doTiranossauro Rex. Seus grandes chifres e seu impressionante folho transformaram esse dinossauro em um "touro pré-histórico". Entre suas aparições, pode-se destacar os dois primeiros filmes da série Jurassic Park, uma continuação paralela de King KongO mundo perdido, etc. Foi utilizado também na primeira temporada da série Mighty Morphin Power Rangers, como animal proteror do primeiro ranger azul, Billy.
O tricerátopo também teve aparições nos videogames, como em TurokDino Crisis 2PaleoworldCarnivoresJurassic Park Operation GenesisJurassic park Warpath. A personagem Saura de Em Busca do Vale Encantado também era um tricerátopo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário