quarta-feira, 23 de novembro de 2011

carcharodontossauro



Como ler uma caixa taxonómicaCarcharodontossauro
Carcharodontosaurus saharicus
Carcharodontosaurus saharicus
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Superordem:Dinosauria
Ordem:Saurischia
Subordem:Theropoda
Infraordem:Tetanurae
Micro-ordem:Carnosauria
Família:Allosauridae
Género:Carcharodontosaurus

carcharodontossauro (Carcharodontosaurus saharicus, do latim "lagarto com dente de tubarão") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo. Media em torno de 15,5 metros de comprimento, 5,8 metros de altura e pesava cerca de 8,5toneladas. O seu nome foi inspirado no nome científico de outro grande predador: o tubarão branco (Carcharodon carcharias).
O carcharodontossauro viveu na América do Sul e na África. Esse assustador dinossauro é considerado o segundo ou, como alguns cientistas pensam ele poderia ser o maior carnívoro do mundo, apenas perdendo para o Spinosaurus (mas também poderia ser o maior).
Como o nome já diz, o carcharodontossauro possuía dentes diferentes dos encontrados em carnívoros de seu tamanho: seus dentes eram serrilhados e não eram curvados para dentro, donde conclui-se que eram feitos para serrar e cortar, não para perfurar. Esse dinossauro conseguia morder com extrema força, superando em três vezes qualquer crocodilo atual.
Era relativamente veloz para seu tamanho: podia superar 49 km/h e alcançar presas facilmente. Caçava em emboscadas, esperando que a presa aparecesse; tentava abatê-la com uma poderosa mordida. Caso fosse preciso, poderia perseguí-la por um bom percurso.
O carcharodontossauro tinha inteligência um tanto limitada: seu cérebro assemelhava-se com o do giganotossauro, um carnívoro muito parecido.
Embora seu comportamento social ainda não tenha sido devidamente estudado, estima-se que este carnívoro era solitário, caçando presas sempre menores do que ele. Contudo, provavelmente casais dessa espécie se juntassem para cuidar de suas crias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário