quarta-feira, 23 de novembro de 2011

velociraptor mongoliensis


Nomes alternativos: raptor (inglês)
Comprimento médio (adulto): 2 m, incluindo 1,10 m de cauda. Altura média: 65 cm no quadril, até 1 metro na cabeça.
Massa média: 20 kg (-7)
Hábitat: savanas e desertos da atual Ásia Oriental, entre 85.000.000 e 80.000.000 a.C.
Inteligência Abstrata: -12; Inteligência Concreta: -5; Resistência: 0; Proteção: 0; Tamanho: 0; Saúde: +1;Mobilidade: +2½; Sentidos: +4 (Olfato: +8; Audição: +2; Visão: +2); Dificuldade de treinamento: +4.
HabilidadesForça: +1; Combate: +3; Esquiva: 3½; Salto: +4; Furtividade: +4; Corrida: +17; Preparo Físico: +5;Caça: +3.
Manobras de combate: Morder (0 / ½); Arranhar (0 / ½); Chutar (2/3).

Características
Velociraptor mongoliensis, cujos primeiros fósseis foram descobertos na Mongólia em 1924, é o mais conhecido dos dinossauros corredores carnívoros. Mais comparável com um lobo ou cão selvagem do que com um guepardo ou um chimpanzé, era muito menor, menos veloz e menos inteligente do que o filme Jurassic Parkfez crer (e provavelmente era coberto de penas, coisa que não se sabia quando o filme foi feito). Nem por isso deixava de ser um caçador ágil, feroz e eficiente, mas para um dinossauro carnívoro com o tamanho daqueles do filme, veja Dinonico.
Acredita-se que caçava em matilhas (2 a 12 indivíduos), dispostas a atacar qualquer animal pequeno ou médio e que também se alimentava de ovos. Já foi encontrado um crânio de Velociraptor perfurado por dentes de um membro da própria espécie, o que indica que podiam ser canibais, ou pelo menos que ocasionalmente se engajavam em combates mortais. Além de 80 dentes aguçados, com até 2,5 cm de comprimento, em sua cabeça de cerca de 21,5 cm de comprimento, possuía também garras fortes nas quatro patas. Presume-se que agarrava a presa com os dentes e garras anteriores e depois a retalhava chutando as enormes garras das patas traseiras. Os dedos médios das duas patas traseiras tinham garras retráteis de 9 cm de comprimento. Estima-se que teria sido capaz de correr a 60 km/h por até 15 segundos (o suficiente para percorrer 250 metros).

O Brasil dos outros 500
No Brasil dos outros 500, uma espécie de Velociraptor, Velociraptor ferox, vive na ilha de Santo Antônio. É muito semelhante ao Velociraptor mongoliensis do Cretáceo, porém mais inteligente, devido a uma longa evolução. Considere Inteligência Abstrata: -8; Inteligência Concreta: -4; Dificuldade de treinamento: +3.

Atlântida
No universo de Atlântida, o Velociraptor é encontrado em Lemúria.

Solidariedade Galáctica
No Universo da Solidariedade Galáctica, o Velociraptor continua a existir com a mesma distribuição do Brasil dos outros 500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário