quarta-feira, 23 de novembro de 2011

irritator


Irritator challengeri

Dados Do Dinossauro:

Nome: Irritator
Nome Cientifíco: Irritator challengeri
Peso: 1 a 2,5 Toneladas
Tamanho: 3 M de altura e 7 a 8 M de comprimento
Local em que viveu: Brasil
Época em que viveu: Cretáceo aos 110 milhões de anos.
Alimentação: Carnívora
Família: Espinossaurídeo.


O Irritator viveu no Brasil há 110 milhões de anos atrás ele foi um parente do Espinossauro, porém bem menor, pouco se sabe sobre seu estilo de vida, como se vivia em bandos em pequenos grupos em família ou era um mero solitário, mas acredita-se que era solitário, ele se alimentava de peixes assim como todos os Espinossaurídeos, mas também caçava outros animais mamíferos e inclusive outros Dinossauros, assim como Amazonsaurus que eram do tamanho de Tiranossauros, mas já foram encontrados pedaços de Pterossauros na barriga de um Irritator, ou seja até Pterossauros eles caçavam. Foi descoberto pelos paleontólogos Martill, Cruikshank, Frey Small e Clarke em 1996, foram os mesmos que o nomearam. Suas maiores armas de caça eram suas garras nas mãos e uma mordida não tão forte, mas o suficiente para deixar um Dinossauro gritando de dor e seus dentes eram bem afiados e até que grandes, seu crânio também não era muito grande apenas 80 CM. Ele é bem parecido com o Espinossauro. O Irritator é bem parecido com outro Espinossaurídeo que também é brasileiro o Angaturama limai. Seu nome significa "irritante", paesar disso achei esse nome ridículo, mas fazer o que ele deveria ter sido chamado por outro nome. Assim com as descobertas de pedaçoas de Iguanodons na barriga de Baryonyx na Europa, Pterossauros, na barriga do Irritator, até pedaços de Ouranossauros e outros tipos de Dinossauros na barriga dos Espinossauros chegaram a conclusão de que ele era um predador que caçava de tudo, ou seja generalizado, etc.
Mas o Espinossauro comia de tudo também com certeza pelo amor que tenho em Deus, os Espinossauros também eram solitários, mas foram os maiores e mais fortes Dinossauros de todos os tempos, e também já foi considerado e é até hoje um dos Dinossauros mais inteligentes, isso se aplica ao Irritator também, mas o Espinossauro foi o predador perfeito. Poco se sabe se o Irritator também tinha aquela vela nas costas, por conta de poucas provas. Agora vejam uma foto de um esqueleto de Irritator abaixo:



O Irritator já teve participação também no desenho Dinossauro Rei que é até bem interessante. O Irritator quase teve o título de maior predador Brasileiro, mas perdeu para o novo Espinossaurídeo o Oxalaia quilombensis, que a princípio achava-se que era um Espinossauro. O Irritator, foi com certeza um dos Dinossauros mais curiosos, ele é bem interessante. Acredita-se ainda que o Irritator challengeri e o Angaturama limai são os mesmos Dinossauros, ainda não há provas concretas, mas vamos esperar. As garras do Irritator, serviria mais para agarrar peixes, pois era bem pontiagudo e grandes, até os braços grandes ajudariam. Agora vejam abaixo a tabela do período em que o Irritator viveu:








Se quiserem aumentar cliquem na imagem. Esse é o período do Irritator. Os primeiros fósseis do Irritator foram encontrados no estado do Ceará ao Nordeste Brasileiro. Seria bem interessante se tivesse a participação de Irritators em algum documentário ou filme também. Atualmente sabesse que o Irritator caçva mais animais terrestres do que aquáticos, e ocorria o mesmo com o Espinossauro e ainda há fósseis de Espinossauros encontrados pela Europa também. Inicialmente quando acharam o primeiro fóssil de Irritator achavam que era de um Espinossauro bem jovem, mas logo foi visto que era outra espécie. Abaixo vejam o crânio descoberto do Irritator.
O crânio então foi vendido a paleontólogos europeus, provavelmente sem que os compradores em questão analisassem o material antes da compra, e por isso estes não ficaram sabendo da reconstrução de algumas partes e só notaram a parte modificada depois de comprar o material. A descoberta ocorreu quando usaram um scanner para analisar o crânio e perceberam que este havia sido alterado. Assim mesmo continuaram a estudá-lo, mas primeiro precisavam definir e entender o que era fóssil real e o que foi montado.


Difícil identificar o Dinossauro não é? Vejam agora as imagens abaixo:

Mais fácil de ver né? Bom esse é uma parte do crânio do Irritator que foi descoberto.

A primeira descrição oficial do animal só foi publicada em 1996 no Journal of Geological Society, pelos paleontologistas D. M. Martill, A. R. I. Cruilkshank, E. Frey, P. G. Small e M. Clarke, descrevendo o fóssil holótipo marcado comoSMNS 58022, estando no Staatliches Museum für Naturkunde Karlsruhe - Alemanha. Inicialmente estes pesquisadores haviam confundido o material, imaginando tratar-se de um Maniraptor, grupo de terópodes mais modernos, como os raptores emplumados do Cretáceo. Isso se comprova diretamente pelo título do artigo de Martill e seus colegas, "A new crested maniraptoran dinosaur from the Santana Formation (Lower Cretaceous) of Brazil. "No entanto, no mesmo ano, Alexander Kellner, um paleontólogo brasileiro, estava trabalhando com um colega no artigo sobre um crânio parcial de um espinossaurídeo proveniente também do membro Romualdo, da formação de Santana, o qual viria a ser denominado Angaturama limai. O artigo sobre oIrritator foi publicado apenas algumas semanas antes de Kellner e Campos publicarem o estudo sobre o Angaturama. Assim, ao ver as fotos do material estudado na Europa, Kellner afirmou que seriam restos de um espinossaurídeo, o que foi confirmado posteriormente e atualmente é aceito pela maioria da comunidade científica. Como todos os Espinossaurídeos todos tem um tipo de crista na cabeça vejam abaixo a imagem:

Após a descoberta de um Irritator com um Pterossauro na barriga fizeram até uma pintura mostrando ele pegando um Pterossauro e outra de um Irritator com o animal já morot em sua boca. Vejam as imagens abaixo:

As narinas no Irritator eram localizadas na região posterior do crânio e essa característica junto com a presença de um palato secundário tornava possível a respiração mesmo que a maior parte da mandíbula estivesse abaixo da água ou segurando uma presa. A presença de uma crista sagital no Irritator, aumenta a área de ligação com os músculos do pescoço, e isso indica que tinha uma musculatura do pescoço bem forte, que poderia ser necessária para empurrar a mandíbula fechada rapidamente contra a superfície da água quebrando a sua resistência e logo em seguida retirar a cabeça, provavelmente com uma presa na boca, sem sofrer com a resistência da água ou força de correnteza de um rio, como proposto em D. M. Martill et al. (1996). No entanto, não posso afirmar com certeza se essa hipótese continua válida, uma vez que a posição e tamanho da crista foram revistas em 2002. Apesar de classificar o animal como um maniraptor, Martill e sua equipe notaram a semelhança dos dentes com os de espinossaurídeos e a partir disso passaram a vê-lo como um pescador, um Dinossauro piscívoro. Bom essa foi minha postagem sobre este incrível Dinossauro Espinossaurídeo Brasileiro, até as próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário